top of page

Quero lhe apresentar o sistema CES de construção e o wood frame, eleito por mim o melhor, justamente por atender esses três quesitos: eficiente x ecológico x bom custo beneficio. 

​

Talvez você ainda não tenha conhecimento técnico do que são construções CES e wood frame, mas certamente já as viu em algum filme, ou mesmo esteve em uma, durante uma viagem ao exterior. 

​

CES = Construção Energitérmica Sustentável. 

     

Energitérmica: Recebe esse conceito, pelo ótimo desempenho térmico da edificação e pela economia de energia, tanto durante o processo construtivo, quanto após a ocupação do imóvel. Isso ocorre por exemplo com uma garrafa térmica, quanto mais lenta for a troca de calor do liquido no interior da garrafa com o exterior, mais eficiente ela é. Na prática, isso significa que tanto no verão quanto no inverno, esse tipo de edificação vai poder armazenar melhor a energia térmica, reduzindo custos com aquecimento ou refrigeração. 

​

Sustentável: Devido ao uso de materiais ecológicos como o OSB, que gera melhor eficiência energética do sistema, este sistema construtivo apresenta ótimo desempenho térmico e acústico, redução do desperdício de materiais e menor geração de resíduos (menos de 1%) redução do consumo de água e baixa emissão de CO2. 

​

Wood Frame: Sintema construtivo de estrutura de madeira. toda a residencia é suportada com estrutura de madeira verticalmente e contraventada com placas de OSB, o resultado final é uma construção sólida. Este sistema é utilizado nos EUA, Canada e países da Europa há séculos, Justamente por sua performance térmica com as rigorosas variações de temperatura, por sua eficiência construtiva e sustentabilidade. 

​

​

considerações do arquiteto felipe brandt sobre a performance deste modelo:

Temos que desconstruir alguns conceitos para assimilar esse sistema. o que mais me questionam é quanto à resistência e durabilidade. Vou lembrar que esse método construtivo é utilizado há várias décadas nos EUA, um país que constantemente é atingido por tufões, furacões e nevascas.  É inegável as alterações no clima devido ao aquecimento global, percebemos nosso clima regional que o número de tempestades tem aumentado a cada ano, e os danos materiais crescem exponencialmente em virtude destas. por séculos, a grande maioria maciça dos habitantes do rio grande do sul não residem em casas preparadas para minimizar os rigores das trocas térmicas sofridas neste estado. Este sistema construtivo não somente garante alta resistência como também conforto térmico e acústico - ainda preservando nossos recursos naturais.

O video abaixo retrata uma construção em wood frame, sob efeito de um furacão de diferentes categorias. 

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

 

 

Lembrando que a unidade de medida esta em MPH para conversão em KM/H fazer x 1,60 ou seja: 100 mph = 160 Km/h.

bottom of page